Síndrome do Túnel do Carpo

Estes dias eu estava sentindo uma dorzinha chata no pulso que me lembrou a síndrome do túnel do carpo .. O nome é imponente, eu sei !  mas que se resume à um probleminha que se descoberto cedo é simples e que acomete principalmente as gestantes ..
Quando eu estava grávida comecei a sentir umas dores muito fortes nos pulsos, mas o esquerdo doía mais, coloquei uma daquelas faixinhas de compressão e peguei menos peso com aquela mão, aliás eu quase não tinha força na mão, a dor persistiu até o final da gestação, até que passou sozinha..  Mas ainda durante a gestação, eu que estava lendo um livro chamado "O que esperar quando se está esperando"  cheguei lá na semana 25 e vi que isso é um problema que as gestantes enfrentam a partir do quinto / sexto  mês e funciona mais ou menos assim ..

Trata-se de uma neuropatia caracterizada pela compressão do nervo mediano que passa pelo túnel do carpo. 
 O túnel do carpo é um canal do punho com aproximadamente 3cm de largura e dá continuidade proximal com a fáscia antebraquial, tecido fibroso onde se fixam alguns músculos. Trata-se da estrutura óssea do punho, entre o antebraço e a mão. Tem três lados formados por osso e um por um ligamento. Por dentro desse canal, passa um nervo importante, o nervo mediano. O ganho de peso e o inchaço comuns na  gravidez podem fazer com que aumente a pressão dentro desse espaço estreito e pouco flexível, no túnel, comprimindo o nervo mediano.
O nervo mediano é o responsável pelo tato no polegar, no indicador, no dedo médio e em metade do anular, e também comanda o movimento de um músculo na base do polegar. A pressão sobre esse nervo é a causa dos sintomas da chamada síndrome do túnel do carpo.

Felizmente, nem todas as mulheres grávidas são afetadas pela síndrome, e ela costuma ser temporária. Em alguns casos, porém, a intensidade da condição pode ser maior, e ela persiste por vários meses.

Se você estiver sentindo estes incômodos e estiver por volta do sexto mês, pode ser que você esteja com a síndrome !  Procure orientação médica o quanto antes.  Na época  para evitar que a dor aumentasse, (já que sumir totalmente era pouco provável),  eu passei a  alongar os dedos das mãos, evitava pegar peso e não dormia sobre os braços.. me disseram para sacudir as mãos quando estivessem dormentes, mas eu não vi muito efeito nesta última "solução" .. enfim, se for uma coisa recente e você estiver com a síndrome da gestação pra cá, muito provavelmente logo passará, mas a melhor coisa a fazer é conversar com seu médico.

Ah! e a minha dor da semana passada não era nada demais não, tá ?!?  acho que dei um mal jeito na academia mesmo.





 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL