Hemangioma, o que é ?

A minha Cecília nasceu com um hemangioma na mãozinha direita e que teve um crescimento acelerado de um mês pro outro. Até então estávamos aguardando para ver se esperaríamos passar sozinho (o que acontece na maioria dos casos segundo os médicos) o fato é que, a pele foi afinando e além disso, por se tratar de uma região muito articulada, tem o risco de acabar perfurando e virar uma hemorragia.. Enfim, agora vivo às voltas com este assunto em pesquisas a respeito do problema, tratamento, bem como, relatos de pessoas que tiveram resultado positivo com o uso de medicamentos. Ela está usando um remédio chamado propranolol (depois farei um post a respeito dele) e o mesmo já deu o que falar aqui, pois ele causa muitas cólicas, mas para o hemangioma é sim atualmente, o melhor tratamento.

Enfim, abaixo você pode ler a respeito do hemangioma, suas causas e tratamentos, mas nos próximos meses pretendo dividir aqui a minha experiência no assunto para trocar figurinhas com quem vive a mesma situação e quem sabe, ajudar quem precisa com a minha vivência.

Hemangiomas são angiomas, tumores benignos causados por um crescimento anormal de vasos sanguíneos que geralmente não causam danos, apenas são desagradáveis esteticamente. São mais comuns na pele, especialmente na cabeça e pescoço, mas podem aparecer em vários órgãos, como o fígado, o baço, o pâncreas, na boca ou em bolsas sinoviais.Como é parte de um vaso sanguíneo, um hemangioma, ao ser ferido, apresenta um sangramento exacerbado (hemorragia), sendo recomendável realizar uma compressão com tecido limpo sobre o local e procurar ajuda médica imediata. A perda excessiva de sangue pode ser fatal. Inicialmente começa rosado, evoluindo para vermelho e pode escurecer com o tempo.
Os médicos atualmente até dizem que não é necessária dar a tratativa de tumor à um hemangioma, tendo em vista que eles não evoluem para quadro cancerígeno, mas todavia requerem atendimento não somente por motivos estéticos, mas pelo risco de rompimento com sangramento demasiado, hemorragia.
Sua causa geralmente é uma anomalia congênita, ou seja, durante a gestação. Costuma aparecer nas primeiras 6 semanas de vida crescendo rapidamente. Também é comum em adolescentes e jovens adultos, de 20 a 30 anos. Possui uma variação comum em idosos.Alguns estudos indicam correlação com o estrogênio e com falta de oxigenação das células. [1] No recém-nascido associam com embolia da placenta.
Tratamento
A maioria some deixando apenas marcas causando prejuízo estético ou desaparecendo completamente. Apenas hemangiomas que causam prejuízo respiratório, na visão, funcionalmente ou correm o risco de romper, costumam ser tratados.[3]Até recentemente, o tratamento de primeira-linha eram pílulas ou injeções de corticosteroides, mas agora existem tratamentos alternativos. Um estudo randomizado mostrou que o beta-bloqueador propranolol reduziu hemangiomas graves em crianças.[4] A pomada de beta bloqueador em gel Timolol, está sendo testado para pequenos hemangiomas faciais que não necessitam de tratamento sistêmico ou cirúrgico. Outros tratamentos que têm sido utilizados incluem interferon ou vincristina. Elas podem ser consideradas se a terapia de primeira linha falhar.[5]Tratamento com laser amarelo pode ser usado para tratar manchas planas e superficiais no rosto, mas exige várias sessões e costuma ser caro e doloroso. Manchas mais internas ou com protuberâncias não respondem bem a esse tratamento. Feridas podem ser tratada com pomada e cosméticos para encobrir o local.[6] Em crianças 90% dos casos costumam desaparecer ou diminuir sozinhos antes dos 10 anos. Em maiores de 10 anos, quando não indica estar regredindo, tratar mais cedo resulta em melhores resultados.
Fonte: Wikipédia



Um comentário :

  1. Katia Ferracini11/08/2014, 03:53

    Eu tive, mas sumiu sozinho com o tempo. Boa sorte

    ResponderExcluir

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL