Será que é refluxo ?

O Mateus era um bebê que vivia gofando e aquilo me incomodava profundamente, pois eu não sabia o que ele absorvia das mamadas e portanto até fazer 40 dias eu ia semanalmente ao pediatra dele acompanhar o ganho de peso.   Semanas depois para minha tranqüilidade o médico usou um termo engraçado que definiu o meu pequeno ..  “_ Mamãe, não se preocupe.. O Mateus é menino e menino é glutão”  ou seja, ele mamava demais e vomitava o excedente, por isso o bom ganho de peso e por isso que não era de se preocupar.

No entanto, algumas crianças  realmente sofrem de refluxo e não necessariamente todo bebê com refluxo tenha que tomar os famosos Motilium e Label.  Existem alguns macetinhos que as mamães podem fazer em casa e que já ajudam bastante a sanar o mal estar do seu bebê; Contudo se ainda assim não melhorar, procure orientação médica.

·         Fazê-lo arrotar é o primeiro e mais importante passo, no entanto nem sempre é fácil escutar o arrotinho do bebê, principalmente dos recém-nascidos, então a questão aqui é persistência, se você não tem certeza se o bebê arrotou ou não, fique mais uns minutinhos com ele no colo, só para garantir.

·         Use roupinhas soltinhas, pois peças acinturadas ou que apertem a cintura de alguma forma acabam por pressionar o estomago do bebê fazendo que ele vomite.

·         Deite-o sempre inclinado. Coloque aquelas almofadas anti-refluxo sob o bebê ou suspenda o colchão de forma que o tronco fique em posição mais elevada que as pernas.

·         Engrosse um pouquinho o leite.  Para bebês que já estejam na mamadeira, engrossar um pouquinho o leite com cereal (pode ser qualquer um destes comerciais e que se filho já esteja habituado) faz com que o leite fique um pouco mais espesso e com isso pesado, permanecendo mais tempo no estomago.

Analise bem o bebê conforto do seu bebê, pois existem modelos mais inclinados e outros nem tanto, que o bebê acaba por “dobrar” o estomago e isso faz com que ele golfe a mamada.  Na hora de escolher o seu bebê conforto, atente-se a este detalhe, caso você já o tenha comprado e agora nota que a posição faz com que o bebê fique “dobrado”, coloque nas costinhas dele um travesseirinho bem fininho, apenas para corrigir a postura do bebê, isso já poderá fazer alguma diferença.

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL