Mamãe, porque é que eu sou vesgo ?


Todo mundo que me conhece está acostumado a ver o Mateus com seus charmosos óculos desde sempre.. Sim, eu digo desde sempre porque ele começou a usar óculos com 4 meses de vida.

O Mateus nasceu com 6,5 graus de miopia, não me lembro mais quanto de hipermetropia, além de que  com o passar dos meses confirmaram aquilo que eu vi desde o primeiro momento, o Mateus é também estrábico.

Engraçado que o primeiro médico a nos admitir isso, falou para o Joel:            _ Pai, nunca subestime a percepção de uma mãe sobre o seu filho, são percepções muitas vezes exageradas, mas nunca infundadas.         Ele disse isso, quando na consulta eu insistia que via os olhos do Mateus saindo do eixo e o Joel comentou com o Dr. Carlos o oftalmo na época, que seria exagero da minha parte.  

Enfim, deste dia pra cá muita coisa aconteceu.    O Mateus fez acompanhamento com oftalmologista ao longo dos seus seis aninhos de vida, com consultas quadrimestrais.  Ele quebrou vários óculos, perdeu óculos, mas também reduziu o grau, no entanto o estrabismo foi ficando cada vez mais aparente.     Não se trata de um estrabismo gritante em que se vê a criança com os olhinhos juntos, mas sim, os olhos dele certas vezes "saem" para cima (estrabismo vertical) dependendo do jeito que ele olha sai em diagonal (estrabismo oblíquo) e raramente, mas principalmente quando ele está cansado ou abatidinho de saúde, um ou outro dos olhinhos vem para o meio (estrabismo horizontal).  Ao longo destes anos, estávamos bem cientes que a cirurgia seria inevitável, mas procuramos postergar para que ele tivesse o maior ganho possível com o uso dos óculos ainda antes de operar.  Também foi necessário a oftalmo fazer um acompanhamento com ele um pouquinho mais "amadurecido" pois agora ele colabora bem mais com as consultas do que quando era menor e isso ajuda muito no diagnóstico e preparação cirurgica.

Por fim, estávamos certos de que ele seria operado no final do próximo verão, até que recentemente ele solta a pergunta que eu não esperava ouvir :   _ Mamãe, porque é que eu sou vesgo ?    
Aquilo doeu na minha alma !  Como ele percebera ?   O que o fez sair com esta pergunta justamente agora ?  Então, questionado por mim, ele responde :     _ É que todo mundo na escola me chama de vesgo!   Sinceramente ?  Acho que aquilo foi ainda pior para mim que para ele.  Eu fiquei muito chateada que ele estivesse passando por isso, afinal, que mãe quer ver seu filho sendo tachado de vesgo ou de qualquer outra coisa ?  Expliquei-lhe pacientemente que ele não é vesgo, ele é estrábico !  Contei como funcionam os nosso olhos e qual era o principal motivo pelo qual ele sempre vai no médico de olhos, expliquei novamente porque ele usa os óculos e aparentemente ele compreendeu.  Saí correndo marcar outra consulta e perguntei à doutora se seria possível adiantarmos a cirurgia para já, e ela concordou !

Agora dia 27/08/15 ele fará a cirurgia.  Peço à Deus que guie as mãos desta médica e que ele tenha a melhor recuperação do mundo.  
Agora eu abro um parêntese    -    Peço às pessoas que lêem o meu blog, que conversem sempre com seus filhos sobre este tipo de situação, pois crianças são curiosas, inocentes e inquisidoras  e sempre terão este tipo de comportamento, cabe à nós pais informar sobre as diferenças e torná-las o mais respeitadoras do próximo quanto for possível.     O Mateus, a primeira vez que viu um cadeirante que literalmente não tinha uma das pernas, ficou  intrigado sobre o que teria acontecido com aquele cidadão, então eu expliquei didaticamente sobre o fato mas principalmente, salientei que não se pode apontar, comentar ou fazer chacota das diferenças, pois isso magoa as pessoas e até hoje ele tem uma atitude muito bonitinha e ética  frente à situações como esta.    Mas enfim, não era este o intuito deste post, só quis comentar mesmo porque julgo importante ! Fecha parêntese.

Façam pensamento positivo pelo meu menino!  Afinal, atrás daquelas lentes tem um cara legal !!    Depois eu volto para contar como foi e certamente terei boas notícias !  Eu creio !!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL