Qual é a idade ideal para se tornar mãe ?

A Cecília está bem doentinha há uma semana, já trocamos a medicação, já levamos em especialista e  agora é cuidar, com ainda mais amor, superar as noites em claro e esperar com fé que o tratamento faça efeito ..    E a vivência desta última semana me fez refletir..  Eu acho que sou uma mãe velha !  Se eu tivesse meus vinte aninhos talvez eu aguentasse mais..  São tantas noites sem dormir, as de recém nascida, as de cólica, agora as de bronquiolite e sei que ainda virão muitas outras e por inúmeros motivos .. mas e eu ?  será que eu vou dar conta, se hoje que eu tenho 37 já ando tão cansada ???
À partir desta minha reflexão inicial, fui pensando sobre tudo o que "precisamos ter" para nos tornarmos mães e depois de muitas lembranças desde a chegada do Mateus, quando eu tinha 31  e agora com Ceci há um ano na minha vida, eu pude notar que eu não sou uma mãe velha, mas sim, eu sou a mãe ideal na idade ideal que os meus filhos precisavam ter !
Pude concluir que filho vem, e é somente com a sua chegada que nós aprendemos o que é ser mãe !  Não há curso e não existe literatura, por mais didáticos e completos que sejam, que serão capazes de nos preparar para a prática, pois a maternidade precisa ser vivida para ser aprendida e compreendida, independente da idade.
Também entendi que se vier " no susto" a gente dá conta .. Mas hoje eu também sei que um filho desejado aos 20 ou aos 40 anos, nos dá meio caminho andado na caminhada da maternidade.    Eu digo isso porque hoje compreendo por mim, pela minha querida prima/comadre e por algumas amigas, o que é a "força do querer" quando uma mulher deseja um filho.   Independente da idade, uma mulher que transborda amor já tem no amor, boa parte da sua formação, não precisará de mestres experientes e leituras aprofundadas, mas sim, do seu próprio amor para se sair bem na deliciosa empreitada que a espera.  
E hoje eu compreendo, que a idade ideal para ser mãe é aquela em que você curte a gravidez  ou  chora na gravidez .. é quando você tem um ótimo pós parto  ou  também quando dá depressão pós parto..  a melhor idade é aquela em que você chora junto com o bebê que sente cólicas, é também quando você amamenta grunhindo de dor nos seios, bem como, o momento em que tem que deixar o filho na escolinha para ir trabalhar, quando a criança fica doente e não te deixa dormir e você pensa .. não vou aguentar e por incrível que pareça, é aí que você tem ainda mais forças. 
E por que é que eu concluí isso ?   Porque independente da idade, condição econômica / social, profissão ou religião o que uma mãe sente por um filho é a mesma coisa em qualquer idade..
Uma mãe jovem ou aquela nem tão mocinha assim, tem os mesmos anseios e  as mesmas alegrias, inseguranças e até frustrações. 
Portanto, para minha alegria e ainda mais força para seguir em frente, eu te digo que não é a idade que prepara uma mãe, mas a chegada do filho, onde juntos os dois aprenderão a construir esta linda relação, pautados unicamente na cartilha do amor !!!

Um comentário :

  1. Eu tive meu caçula com quase 42 e se sinto super disposta para brincar com ele, cuidar dele, hoje com 5anos e eu com 47. O que faz a juventude em uma pessoa é a mentalidade e o amor. E Amor, quando se é mãe, realmente nao é probelma.

    ResponderExcluir

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL