Ele precisa saber se defender

Quem tem filho na escola já deve ter  passado por situações em que seu filho apanhou  ou bateu em alguma criança.  Nenhum dos casos pode ser considerado  ideal, mas a disputa e pequenas briguinhas são saudáveis, desde que não sejam frequentes. 

Quando o Mateus estava no maternal, eu ficava arrasada pelo fato dele sempre vir mordido para casa e tinha medo dele se tornar uma criança retraída, daquelas que nunca revida.   Aí começou a polêmica; Vou ensiná-lo a morder também ?  Jamais ! ..  Vou deixar que ele seja sempre atacado ?  Aí também já é demais!   E assim eu ia monitorando e conversando com a professora que tentasse identificar o motivo pelo qual “os mordedores” tinham este comportamento.  Ela sempre resolvia as questões por lá e tudo foi fluindo normalmente.

Com o passar do tempo, eu ouvia .. “_ Mamãe, hoje ele apanhou” e dali uns dias  “_ Mamãe, hoje ele bateu”  e contudo não ser nada nobre da minha parte, acreditem, eu ficava muito feliz ao saber que ele tinha revidado, mesmo dizendo pra ele que aquilo não era correto ! rsrs
Conversando com entendidos no assunto, a resposta foi quase que unânime, de  que bater e apanhar faz parte do processo de desenvolvimento da criança.  Temos sim que ficar atentas se “ o bater” for uma constante, ou se ele é o causador das brigas, pois a irritabilidade de uma criança, a tendência à bater sempre demonstra algo que não está bem com ela e por sua falta de maturidade para contornar a situação, ela acaba canalizando o problema para a agressividade.      Igualmente no caso dos que sempre apanham, é preciso averiguar se ele não está se portando de forma omissa, por falta de confiança, por baixa estima.    Novamente o ponto aqui é equilíbrio ! 

Cabe a nós pais ensiná-los que o diálogo é o melhor caminho e que bater não é correto, mesmo que na prática eles venham a fazer o contrário, pois com o tempo, a tendência é que ele vá aprendendo e vá canalizando suas eventuais desavenças para diálogos, ou até mesmo brigas verbais, mas tudo dentro de uma coerência do desenvolvimento infantil.

Um comentário :

  1. Oi minha filha tem 5 meses está gripada dormiu muito mal por causa do catarro respira mal acabei de colocar 1 supositório inteiro será que ela vai melhorar

    ResponderExcluir

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL