Ok, você está perdoada por ser normal


O tema - Maternidade Real - está em voga, mas na prática não se sabe  exatamente quanto as mães estão se permitindo serem reais.
A temática maternidade real aborda e principalmente encoraja as mamães a se reconhecerem como "normais"  dentro da suas "falhas". 

Antes mais de nada precisamos definir "normal" e com isso quem sabe, poderemos nos apropriar daquilo que não tem problema em ser, daquilo que se espera que sejamos.. 

normal1
adjetivo de dois gêneros
  1. 1.
    conforme a norma, a regra; regular.

    "a homologação seguirá os trâmites n."

que é usual, comum; natural.

Convenhamos, se até o nosso querido Aurélio diz que normal é algo usual e comum, porque  nos sentimos mal em sermos aquilo que toda mãe é ?!?

A retórica é sempre a mesma ..

Teve medo do parto e agendou uma cesárea ? Natural sentir medo e é bem  usual não bancar a heroína do "além dor" caso  você ache que não precisa passar por isso..
Você não está conseguindo amamentar ?   Normal !    Muitas mães não conseguem.. Siga sua vida!  
Você está sempre  cansada ?  Ok, eu vivo cansada também .. eu e todas as mães das salas de aula dos meus filhos.
O seu bebê tem cólica mesmo você comendo tudo direitinho e seguindo todas as milhões de recomendações para que seu leite seja o melhor do mundo ?  Ok, tudo bem também !  O seu filho é apenas mais um em uma infinidade de bebês que sofre com este problema, e acredite.. vai passar !

O mais importante na árdua busca de aceitar-se como normal naquilo que muitos insistem em dizer ser possível agir como uma super heroína, consiste em você não dar ouvidos aos outros, até porque eles são apenas os outros !  Ainda que estes "outros" sejam suas melhores amigas, primas, ou até as avós da criança.  
Sempre terá quem viveu experiências extraordinárias, contrariando todas as suas dificuldades.
Dia sim dia não, aparece uma mãe contando que o filho dela foi desfraldado em três dias, ou falou paralelepípedo com 11  meses .. e tudo bem, que bom para quem consegue !  mas se  você der ouvidos e cair na cilada de comparar,  tomando por verdade as experiências alheias, estará fadada a viver em um labirinto de auto cobrança, arrependimento e culpa.  

Minha querida, você é para o seu filho a MÃE dele e esta palavrinha de 3 letras tem um significado afetivo enorme, que nem todas as literaturas empilhadas poderiam bastar tamanha complexidade de laço.. e digo ainda, que o "ser mãe" te dá a prerrogativa de poder aprender sozinha, na prática e muitas vezes por acerto e erro, tudo aquilo que se precisa saber para ser verdadeiramente uma boa mãe, até porque boa mãe é aquela que falha também e depois acerta e quando acerta geralmente é movida pelo amor !  

Imagine que  triste para uma criança crescer com o imaginário impossível de que sua mãe é perfeita.. Quantas verdades teriam que ser apresentadas à este individuo ?
Para estas mães cheias de fórmulas infalíveis, cedo ou tarde haverá o momento da verdade na vida de seus filho, quase que na proporção de..

_ Pedrinho, mamãe precisa te contar duas coisas .. Uma é que Papai Noel não existe e a outra é que eu falho !  E falho muito, meu filho !

Meooo Deusss que horror !!  Só de pensar neste dia já sinto arrepios.
Tão melhor poder dizer, filha hoje mamãe vai cozinhar um miojo para o nosso jantar, pois eu trabalhei o dia inteiro, estou muito cansada e não tenho disposição de fazer uma comida elaborada.  Amanha, caprichamos no almoço, ok ?

Acredito piamente no poder da verdade e da espontaneidade entre pais e filhos.  É uma construção diária e que deve nser pautada em transparência e em fatos reais.
Uma criança que enxerga as debilidades de seus pais, apresentadas por eles próprios e já acompanhadas de soluções ou de planos pro day after, tem muito mais condições de crescerem seguras e realizadoras, pois elas estão convivendo com a resiliência de seus pais, que é quando algo acontece fora do esperado, mas que em seguida tudo pode voltar a ser como antes e depois "bagunçar" de novo.. como em qualquer vivencia "normal", com os altos e baixos da vida.

Então querida não se fala aqui em não dar o seu melhor, mas sim em fazer o melhor dentro do que uma mulher "humana"  pode fazer..  ofereça para comer aquilo que você consegue preparar,  alfabetize o seu filho no ritmo dele,  crie regras para sua casa que você e sua família possam seguir e se não der certo..  ah, tudo bem vai !  regras existem para serem quebradas. 
E assim,  siga tranquila e seja feliz.. pois você está 100% absolvida do "pecado de ser normal".

Bjs carinhosos
Gláu






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe-me saber o que você achou deste post. Comente !

Últimos Comentários

Não perco por Nada!

Divulgue a Caixinha!

CAIXINHA DA MAMÃE - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2013
Desenvolvimento EMPORIUM DIGITAL