O Mateus era um bebê que vivia gofando e aquilo me incomodava profundamente, pois eu não sabia o que ele absorvia das mamadas e portanto até fazer 40 dias eu ia semanalmente ao pediatra dele acompanhar o ganho de peso. Semanas depois para minha tranqüilidade o médico usou um termo engraçado que definiu o meu pequeno .. “_ Mamãe, não se preocupe.. O Mateus é menino e menino é glutão” ou seja, ele mamava demais e vomitava o excedente, por isso o bom ganho de peso e por isso que não era de se preocupar.
No entanto, algumas crianças realmente sofrem de refluxo e não necessariamente todo bebê com refluxo tenha que tomar os famosos Motilium e Label. Existem alguns macetinhos que as mamães podem fazer em casa e que já ajudam bastante a sanar o mal estar do seu bebê; Contudo se ainda assim não melhorar, procure orientação médica.
· Fazê-lo arrotar é o primeiro e mais importante passo, no entanto nem sempre é fácil escutar o arrotinho do bebê, principalmente dos recém-nascidos, então a questão aqui é persistência, se você não tem certeza se o bebê arrotou ou não, fique mais uns minutinhos com ele no colo, só para garantir.
· Use roupinhas soltinhas, pois peças acinturadas ou que apertem a cintura de alguma forma acabam por pressionar o estomago do bebê fazendo que ele vomite.
· Deite-o sempre inclinado. Coloque aquelas almofadas anti-refluxo sob o bebê ou suspenda o colchão de forma que o tronco fique em posição mais elevada que as pernas.
· Engrosse um pouquinho o leite. Para bebês que já estejam na mamadeira, engrossar um pouquinho o leite com cereal (pode ser qualquer um destes comerciais e que se filho já esteja habituado) faz com que o leite fique um pouco mais espesso e com isso pesado, permanecendo mais tempo no estomago.
Analise bem o bebê conforto do seu bebê, pois existem modelos mais inclinados e outros nem tanto, que o bebê acaba por “dobrar” o estomago e isso faz com que ele golfe a mamada. Na hora de escolher o seu bebê conforto, atente-se a este detalhe, caso você já o tenha comprado e agora nota que a posição faz com que o bebê fique “dobrado”, coloque nas costinhas dele um travesseirinho bem fininho, apenas para corrigir a postura do bebê, isso já poderá fazer alguma diferença.