Pronto ! Seu bebê nasceu e você fica com aquela criaturinha linda nos braços se perguntando.. "_Será que devia ser assim mesmo?" ou "_Está tudo dentro do script?"
Pois bem, esta dúvida é mais frequente na cabeça das mamães de primeira viagem, mas não é impossível as mais experientes sofrerem com as mesmas dúvidas, uma vez que cada filho vem de um jeito. Assim, elaborei um check-list baseado nas minhas percepções e também naquilo que os médicos nos instruem acerca do que é ou não normal em um recém nascido.
1) Bebê quando nasce tem que chorar ? Não necessariamente, mas ajuda bastante naquele momento da euforia se nós pudermos escutar o chorinho dele, assim já se pode ticar o primeiro indício de normalidade que é .. Bebês choram !
2) A seguir tem que vir alguém falar com você (se já não estiver previamente combinado) sobre os exames do pézinho e da orelhinha. É dificil acontecer, mas caso ninguém se pronuncie na maternidade, faça valer os seus direitos e peça que dêem a devida assistência ao seu bebê. Ah, e não se esqueça de levar os resultados no momento da alta, é bem importante.
3) "_ Meu bebê não quer mamar !!" Normal !! Alguns bebezinhos (como o meu por exemplo), chegam beeem dorminhoquinhos e não se interessam muito por comida até suas 48 horas, mas acredite, tudo se normaliza. Se à partir disso ele ainda nao se interessar, converse com o pediatra.
4) E quando o bebê quer mamar, mas você não tem leite ainda ? Fique tranquila também ! O colostro produzido nas primeiras horas de vida do bebê antes da apojadura (descida do leite) é extremamente importante para o seu bebê, alguns médicos o denominam como "vacina" e ele realmente nao precisará de mais nada além do seu colostro e posteriormente do seu leitinho.
5) O cocô dele é preto feito piche, e agora ? E agora minha amiga, você vai ter que limpar ! rsrsr e só ! Não se preocupe ! O cocozinho feioso e inodoro chama-se mecônio e o bebê o evacua nas primeiras horas de vida, não mais que uns dois a quatro dias (se é que chega a tudo isso) e depois já começam aquelas fezes "de passarinho" bem amarelinhas, o que é normal também ! Após a inserção de papinhas a coisa tende a mudar de figura.
6) "_Meu bebê dorme pouco e eu não aguento mais !" Então reveja a rotina dele.. pode ser que alterar um pouco o horario das mamadas ou tentar acordá-lo carinhosamente durante o dia quando notar que ele está dormindo demais, também possa lhe ajudar.
7) "_Já o meu é o contrário, dorme demais" .. Amiga, então você está no céu ! hehe Bebês dorminhocos ajudam na recuperação da mamãe e nos primeiros dias de vida é super normal. Com o passar do tempo você vai notar que os olhinhos dele ficarão bem espertos ao que está no seu entorno e ele nao vai querer gastar seu tempo de descobertas dormindo, aí pode ser que ele comece a mudar esta rotina gradualmente. Logicamente que aqui tem que entrar o seu feeling, se você notar que realmente é muuuito sono, então converse com o pediatra.