Que o ensaio newborn está super em alta, todo mundo sabe agora o que poucos prestam atenção é em tudo o que está contido nestas horinhas de sessão fotográfica.. Detalhes aparentemente pequenos, mas que devem ser bem observados para garantir o maior bem estar possível ao pequeno modelo.
Assim, quando estiver procurando o profissional para registrar este momento, faça perguntas básicas, porém importantes para garantir o sucesso do ensaio e principalmente, o “pós ensaio”..
Ø Higienização dos itens
Existe muito profissional sério e preocupado com a saúde dos pequenos, mas infelizmente também tem muita gente aventureira cujo intuito é puramente comercial, onde não há espaço para detalhes e a higienização dos acessórios fica para escanteio. Os materiais usados nas fotos são em sua maioria de fio, de lã e portanto acumulam ácaros e poeira, as cobertinhas e tapetinhos também, além de que, às vezes escapa um xixizinho do recém nascido durante o ensaio e se estes itens não forem bem higienizados, seu bebê pode terminar as fotos com alergias e irritações. Converse bastante com o profissional, e se possível, dê uma olhadinha na cara dos itens utilizados.
Ø Temperatura do ambiente
Não importa se nós adultos estamos com calor, um serzinho tão pequeno e ainda sem gordurinhas, sente mais frio que a gente. O ideal é que o ambiente esteja com a temperatura mais agradável possível para o recém-nascido. Se o local for muito frio, vale apostar nos aquecedores e se for muito quente, uma pequena refrescada com ar condicionado também ajuda.. Ventiladores nem pensar, ok ? o vento direcionado além de poder não ser bom, geralmente deixa a criança irritada.
Ø Presença de adultos no ensaio
Por mais apaixonados que todos da família estejam por aquele bebê, em um momento como este, suas presenças nem sempre ajudam. Os avós e tios que me perdoem, mas eles são os que frequentemente querem participar da sessão e sem querer, acabam sendo os que mais atrapalham. O ideal é que o bebê vá acompanhado por dois adultos no máximo e cujo adulto não seja tão apavorado com o manuseio da criança.. Lembre-se, confiança no profissional que você contratou é fundamental, pois ele precisará mexer com o newborn para coloca-lo nas poses e se você não estiver seguro, dificilmente o trabalho fluirá. Quando não for possível a presença dos pais, pode ser a mãe e uma tia, a vovó, madrinha ou amiga acompanhando, mas cujo numero não ultrapasse duas pessoas.
Ø Ensaio em casa
Muita gente prefere que o fotógrafo faça o ensaio em domicílio, o que de fato eu acho bastante saudável para o bebê, só que aqui as regras entram com maior força, pois não é porque você está em casa que poderá ignorar as regras do profissional, lembre-se, ele estará trabalhando e para que tudo fique a seu contento, ele precisa poder desempenhar sua atividade como está habituado.
E por fim, “diquinhas” para que o ensaio renda os melhores clicks possíveis.
Ø Procure não ultrapassar o 10º dia de vida do bebê, pois quanto mais para frente, mais esperto ele fica, menos ele dorme e com isso, as fotos mais elaboradas vão se tornando cada vez mais distantes;
Ø Escolha o horário que seu bebê costuma dormir mais pesado;
Ø Não o amamente em casa, procure casar os horários para que a mamada seja no estúdio, ou quando na sua residência, para que seja minutos antes da foto; Assim, de barriguinha cheia e quentinha a possibilidade dele dormir relaxadamente é bem maior.
Uma vez seguindo as dicas acima, basta colocar o modelo em frente às câmeras, que daí pra frente, sua delicadeza e doçura por si só, garantirão todo o sucesso das fotos !
Bom ensaio !